O empresário Carlos Augustin, conhecido como Téti, dono das Sementes Petrovina é uma figura de destaque no setor agrícola de Mato Grosso. Teti já se colocou a disposição em concorrer ao cargo de prefeito de Rondonópolis, situado a 220 km de Cuiabá. Com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), ele pretende ser o representante do projeto democrático e popular do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nas eleições municipais de 2024.
O relacionamento de Carlos Augustin com o PT e Lula ganhou força durante as eleições do ano passado, quando ele foi um dos primeiros representantes do agronegócio de Mato Grosso a dialogar com o líder petista. Mesmo enfrentando ataques e perseguições por parte de setores bolsonaristas do agronegócio, o empresário manteve seu apoio inabalável a Lula.

“A partir desse encontro, tive a oportunidade de me encontrar com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, em Cuiabá, onde ela ratificou minha filiação. Em seguida, o presidente estadual do partido, Valdir Barranco, propôs minha pré-candidatura, e eu assumi o compromisso de defender o desenvolvimento econômico aliado à distribuição de renda”, afirmou Carlos Augustin.

O nome do empresário tem recebido apoio significativo, incluindo o do ex-governador, ex-senador e ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP). Outros nomes da política local, como o deputado estadual Nininho (PSD) e os ex-prefeitos Percival Muniz (MDB) e Adilton Sachetti (Republicanos), também manifestaram simpatia em relação à possível candidatura.

A chegada de Carlos Augustin ao PT e sua pré-candidatura prometem causar impacto em Rondonópolis. Há rumores de que o atual prefeito, Zé do Pátio, estaria disposto a indicar seu afilhado político, Paulo José (PSB), como vice na chapa de Carlos Augustin.

Atualmente, Carlos Augustin divide seu tempo entre Brasília, onde atua como assessor especial do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), que é um apoiador de seu projeto político desde o início. Enquanto isso, o empresário também se dedica a articular movimentos políticos em Rondonópolis.

Carlos Augustin destaca os avanços da reaproximação de Lula com o agronegócio e outros setores da sociedade. Ele enfatiza a atuação de Fávaro e dos ministros da Fazenda Fernando Haddad e da Indústria e Comércio Geraldo Alckmin, juntamente com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, que possibilitaram um histórico Plano Safra e a abertura de novos mercados para o agronegócio brasileiro.

Embora sua relação com o PT tenha sido fortalecida durante as eleições passadas, Carlos Augustin é próximo ao partido desde os anos 1980, quando morava no Rio Grande do Sul. Vale ressaltar que ele é irmão do economista Arno Augustin, ex-secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul durante o governo petista de Olívio Dutra, além de ter sido secretário do Tesouro Nacional durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

fonte riovermelhotv

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *