Familiares confirma para impressa a informação. Newton Cruz estava internado no Hospital Central do Exército, em Benfica.

Foi chefe do SNI entre 1977 e 1983,Newton Cruz também foi acusado de participar da tentativa de atentado a bomba no Riocentro em 1981, além de outros crimes.

O mesmo nunca foi condenado ou preso.

Nesta sexta-feira (15), morreu aos 97 anos o General Newton Cruz, ex-chefe da Agência Central do Serviço Nacional de Informações (SNI) durante a ditadura militar , de 1964 a 1985.

Failiares declararam que Newton Cruz morreu de causas naturais  e estaria internado no Hospital Central do Exército, em Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

O Comando Militar do Leste divulgo, no periodo da tarde, uma nota confirmando a morte.

“Neste momento de consternação, os integrantes do CML solidarizam-se e rogam a Deus pelo conforto de familiares e amigos do General Newton Cruz”, disse a força.

Acusado de Crimes durante a ditadura, Newton Cruz nunca foi preso ou condenado pelas acusações dos crimes.

Em 2014 Cruz foi denunciado pelo MPF por participação no atentado e meses depois a Justiça Federal concedeu habeas corpus ao delegado e mais cinco militares envolvidos.

Ainda foi apontado pela Comissão da Verdade como um dos 377 militares que cometeram crimes durante a ditadura.

O jornalista Von Baumhartem foi assassinado em 1982. E no ano seguinte o caso veio a público, após a publicação de um dossiê em que ele acusa integrantes do SNI de planejar sua morte.

Baumfarten deixou um dossiê, antes de morre, no qual acusava diretamente o General Newton Cruz , então chefe da Agência Central do SNI, de ser o autor da sentença.

Ivan Vasques, da Divisão de Homicídios da polícia Civil assumiu o processo, em 1985, o caso então passou a ser investigado com profundidade.

Newton Cruz não se limitou e ainda tentou construir uma carreira política, em 1994 Cruz foi candidato ao governo do Rio pelo PSD. Terminou em terceiro colocado no primeiro turno, atrás de Marcello Alencar (PSDB) e Anthony Garotinho (PDT).

FONTE RIO VERMELHO TV

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *