Brasília (DF) 11/10/2023 – O primeiro avião da FAB trazendo 211 brasileiros de Israel aterrissa às 4h da manhã, na Base Aérea de Brasília. A operação de resgate, denominada Voltando em Paz, começou no domingo (8) com a saída da aeronave do Brasil com destino à Itália e, de lá, para Tel Aviv (capital israelense), de onde os brasileiros embarcaram. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O embaixador do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeas, expressou otimismo neste domingo (15) de que os brasileiros que aguardam repatriação na Faixa de Gaza terão a oportunidade de cruzar a fronteira para o Egito na segunda-feira (16). A embaixada recebeu informações de que “circulam rumores” entre os brasileiros em Gaza de que a fronteira será aberta na segunda-feira, e essas informações foram corroboradas por outro canal.

O grupo composto por 28 pessoas, incluindo 22 brasileiros e seis palestinos com residência no Brasil, está atualmente abrigado nas cidades de Rafah e Khan Yunis, no sul de Gaza, aguardando autorização para cruzar a fronteira.

Candeas ressaltou que a saída dos brasileiros depende tanto da abertura da passagem para o Egito quanto da autorização das autoridades de imigração, que devem carimbar os passaportes dos brasileiros. Ele assegurou que, do ponto de vista político, todas as medidas necessárias já foram tomadas, e agora é aguardar a abertura da fronteira e a autorização para a entrada.

Assim que o grupo receber permissão para cruzar a fronteira em direção ao Egito, serão trazidos de volta ao Brasil no avião VC-2 da Presidência da República, que tem capacidade para até 40 passageiros. O governo brasileiro já realizou cinco voos de repatriação para trazer brasileiros e seus familiares de Israel.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, têm estado envolvidos nas negociações para a reabertura da fronteira nas últimas semanas, e o presidente fez contatos com líderes regionais, incluindo o presidente de Israel, Isaac Herzog, o presidente do Egito, Abdul Fatah al-Sisi, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

Além disso, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, confirmou no domingo que a passagem fronteiriça controlada pelo Egito na Faixa de Gaza será reaberta, e os Estados Unidos estão trabalhando em parceria com egípcios, israelenses e a Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir que a ajuda humanitária chegue à região.

A reabertura da fronteira é um passo importante para aliviar a situação humanitária em Gaza, onde a entrega de ajuda tem sido prejudicada devido a desafios logísticos e de segurança.

Fonte: Agência Brasil

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *